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segunda-feira, 2 de abril de 2012

Fala Marketeiro: Apresentação da empresa



- 2 de Abril de 2012 -

              A forma como a sua empresa se apresenta para o mercado, pode ser um trampolim para o sucesso ou um caminho sem volta para o fracasso. E é claro que você, empreendedor, vai optar pela primeira situação, não?

A apresentação é tudo, imagine que você está prestes a contratar um cirurgião, que se apresenta com roupas e mãos sujas, ou um advogado que se apresenta para uma reunião se vestindo como um surfista, com camisa regata, bermudão. A imagem apresentada em ambas as situações não condiz com o que se espera, e se tratando de empresas, independente do tamanho, se é uma sociedade anônima(S/A), um micro empreendedor ou autônomo, esta imagem apresentada tem um peso maior.

A apresentação de funcionários, vendedores, consultores é extremamente importante, mas o foco deste “post” não é tratar de apresentação pessoal, mas sim da empresa como entidade.

O primeiro ponto importante é com relação à comunicação, principalmente para Start-up’s (quem acabou de abrir seu negócio agora). Ter um site próprio na internet e usar email com “domínio” da empresa gera confiança. Usar um e-mail de domínio público, como Hotmail, Gmail, Globo, etc, gera certa desconfiança por parte do cliente final, principalmente se este cliente ou prospecto for uma empresa, a impressão é de amadorismo total.

Com relação ao web-site, é importante que seja também de domínio próprio, nunca em domínio de hospedagem gratuita. As informações devem ser claras e sucintas, “sem enrolação”. Informações não relevantes no site pode fazer com que o cliente fique desconfiado de “fraude” ou propaganda enganosa, o que com certeza o afastará de sua empresa.

Outro cuidado é ter textos para e-mails padronizados a fim de responder a questionamentos e dúvidas de acordo com os tipos de clientes, a correção ortográfica destes e-mails e de qualquer apresentação é imprescindível, apresentações, orçamentos e respostas com erros de português, ortográficos e gramaticais podem se tornar uma barreira e impedir que sua empresa seja escolhida em uma concorrência, por exemplo.

Em suas apresentações é importante que não se omita nada, quanto mais informações forem passadas, mais o cliente se aproximará do momento tão esperado: “sim, vamos fechar, eu quero comprar!”. A ideia antiga, de que o cliente para obter informações tem que primeiro fazer inúmeros cadastros está ultrapassada, pois se sua empresa estiver entre algumas empresas a serem escolhidas e foi a que menos passou informações ou que gerou certa burocracia para passar as informações para o cliente, com certeza sua empresa estará fora do páreo. Hoje vivemos na era da informação fácil e acessível, e é isso que o consumidor espera.

Outro ponto importante é ter um cartão de visitas bem diagramado, com todas as informações de contato de forma clara, sem deixar o seu cartão poluído. Deve levar em consideração o uso de QRcodes (caso não conheça veja neste link).

Com o advento da internet, a questão do ponto comercial não é tão considerável, hoje temos muitas empresas que funcionam em home-office’s, mas se tiver o ponto capriche na apresentação dele. Uma dica que tem se tornado cada vez mais comuns é o aluguel de salas coletivas para reuniões. Se seu cliente tem um potencial a ser explorado considere o uso dessas salas para fortalecer a apresentação e seriedade de sua empresa.

Estes cuidados são muito importantes, o ser humano é totalmente visual, ele compra primeiro a embalagem. Você pode ter o melhor produto ou serviço, mas se pecar na “embalagem”, ou seja, na apresentação, sua empresa passará despercebida.


Texto de Rodrigo Amaral

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